A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o monomotor que caiu sobre uma casa nesta quarta-feira (23), no município de Balsas, a 810km de São Luís, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado. O monomotor, que foi fabricado em 1970, saiu de São Luís com destino a Barreiras (BA), e parou em Balsas para fazer uma manutenção.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) abriu um procedimento para investigar as causas do acidente. Além de realizar uma perícia nos destroços do monomotor, o CENIPA vai ouvir o piloto e o mecânico da aeronave.

O acidente aconteceu a menos de um quilômetro do Aeroporto de Balsas, e o avião havia decolado do local minutos antes após abastecer. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), ao perceber uma falha no avião, o piloto teria tentado retornar à pista para fazer um pouso de emergência.

O avião de pequeno porte caiu sobre uma casa no bairro de Fátima, na cidade de Balsas, no início da tarde desta quarta-feira (23).

De acordo com o Corpo do Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foram três vítimas do acidente, sendo dois tripulantes da aeronave e um morador da residência onde o avião caiu.

O piloto Tiago Medeiros Cardoso e o mecânico Enoque dos Santos Pereira foram resgatados com ferimentos leves. Uma pessoa que estava dentro do imóvel no momento do acidente escapou ilesa, segundo o Corpo de Bombeiros.

Devido ao risco de explosão, causado pelo combustível que estava no avião, o Corpo de Bombeiros precisou isolar todo o quarteirão.