Dados recentes apontam que o índice de distanciamento entre as pessoas está próximo do que era antes da pandemia.


O Maranhão atingiu o 2º menor índice de isolamento social desde que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado no estado, no dia 20 de março. O índice de 34% foi alcançado na última sexta-feira (5). Antes disso, apenas no dia 19 de junho o índice havia sido menor, com 33,6%.


Na mesma sexta-feira (5) ocorreu mais um registro de grandes aglomerações na Avenida Litorânea e na Praia Grande, em São Luís. Depois disso, o índice voltou a subir com a diminuição na circulação de pessoas por conta do fim de semana e o feriado de 7 de setembro.


Apesar do isolamento social ter aumentado nos últimos dias, o estado está nesta terça-feira (8) com um índice abaixo da maioria dos outros estados, com 43,7%. Segundo os especialistas, o índice ideal em tempos de pandemia deveria ser de 70%.


Os dados do isolamento social são da In Loco, empresa de tecnologia que usa dados enviados por aplicativos parceiros para aferir deslocamentos dos usuários. Para monitorar o deslocamento, a In Loco utiliza GPS, sinais de wi-fi, Bluetooth e telefonia.


O baixo índice no Maranhão indica que as pessoas estão saindo mais de casa e passando tempo nas ruas, em uma tendência que se aproxima de números anteriores a pandemia, quando o índice era abaixo dos 30%. Veja a evolução do índice de isolamento social a partir do mês de maio.